sábado, 27 de setembro de 2014

Modelo OSI

imagem http://rtupinamba.blogspot.com.br/
O modelo OSI é um protocolo de comunicação entre o sistema e foi arquitetado pela ISO (Organização Internacional para a Normalização), 
criado para facilitar a interconectividade de rede de computadores de curta média e longa distância independente de suas origem, e são desenvolvidos por alguns componentes que são referencia básicas divididas hierarquicamente em 7 camadas começando da inferior até a superior empilhadas da seguinte forma:

Camada de aplicação

Serve como interação entre maquina-usuário disponibilizando protocolos para comunicação, tudo está relacionado ao software: html, pop3, imap, ping etc. Sua função é transferir arquivos, envios de e-mail através de aplicativos.   

Camada de apresentação

Essa camada converte o formato do dados recebido pela camada de aplicação em um formato mais simples para ser usado no processo de transmissão a compressão de dados, criptografia e padrões de caracteres fornece conversão de caracteres de código e dados, compactação e criptografia de dados.  

Camada de sessão

Proporciona o processo de execução em estações diferentes, estabelece a sessão manutenção e suporte. 

Camada de transporte

Responsável pelo entrega de mensagens sem duplicidade, erro ou perda eliminado para as camadas superiores qualquer preocupação a respeito de transferência, confirma e controla informações, mapeia, segmenta e codifica  


Camada de rede

Controla o trafego sub-rede e que caminhos físicos deve seguir com base e prioridade nas condições da rede, roteando, fragmentando  mapeando e contabilizando o caminho físico da sub-rede.

Camada de enlace de dados

Estabelece a transferência de dados e a identificação de erros de um nó para o outro através da camada física verificando a integridade do recebimento e gerenciamento da mídia.   

Camada física 

Encarrega de recepcionar o fluxo físico da estrutura mecânica e funcional
transmitindo sinais paras as camadas superiores.
    

sábado, 20 de setembro de 2014

  Topologia de Rede TI


Imagem http://rubenleandro996.webnode.pt/
A conexão de rede de computadores é estruturada por um canal de comunicação físicos e lógicos que informa o layout  e descreve o trafego das informações da rede por enlace de nós , esse dois fatores são caracterizados como Topologia de Rede, que são categoricamente meios de interligação básica na rede de computadores classificada em dois grupos LAN e WANs, essas interligações são organizadas por alguns topologias básicas:

Árvore: Também conhecida como Hierárquica é um nó central da rede ou conectores e repetidores que se interconectam a outras redes de computadores e sub-redes, também tem a facilidade de detectar avarias na rede com mais facilidade.

Malha:  É a interligação da rede a  por cabos e dispositivos adequados, tem a função de rotear endereços de encaminhamento de mensagens para que chege ao seu destino.

Hibrida: Administra a grandes redes, sua função se adéqua a o ambiente, compensação do custos, expansão, flexibilidade e o funcionamento de cada segmento da rede de computadores. 


Além dessas três topologias existem mais algumas topologias: Anel, Barramento e Estrela.
Imagem site: http://www.computerworld.com.pt/
TECNOLOGIA NFC

NFC Near Field Communication - Comunicação do Campo Próximo), uma tecnologia de comunicação sem fio que é concedida a partir da aproximação de um dispositivo a outro, sem que seja necessário realizar uma ação para que haja conexão entre eles, sem digitação de códigos de acesso ou senha. A tecnologia NFC teve criação em 2002 no Japão pela Philips e pela Sony, e teve relevância em 2004 pela FNC Fórum , mas de 150 empresas estão se adequando a essa tecnologia de leitores NFC  que com apenas 10 centímetros de aproximação é  estabelecida a comunicação entre dois dispositivos. A wireless (que esta consolidada com a NFC) é um sistema de informação de transferência  sem conexão física muito comum em redes de computadores servindo como meio de conexão á Internet , hoje já esta sendo utilizado em estabelecimentos comerciais e residencias, um sistema de radiofrequência a partir da faixa de 13,56 MHz e uma velocidade de transmissão de dados de 842 Kb/s que anteriormente era de 424 Kb/s, dobrou a sua capacidade, uma evolução para tecnologia de rede de Internet. 

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Evolução IPv6  RFC 2460

Imagem: http://www.xiaoyu.net/
A tecnologia da informação a cada dia está estruturando a sua capacidade e superando o seus limites, o IPv6 a nova versão de IP, com sua expansão de 128 bits para endereçamento e sucessor do IPv4, agora com  RFC 2460 IPv6 um suporte de aperfeiçoamento para extensão de apoio e opção de codificação para o bloco de dados (o cabeçalho), trás também mais capacidade, confidencialidade dos dados, autenticação e integridade das informações, flexibilidade, privacidade e mais segurança da rede de Internet. 

sábado, 13 de setembro de 2014

IPV4 E IPV6


 A rede de comunicação da Internet possui um procolo de endereços que é chamado IP ( Protocolo Internet), por ele e feita a "redes interligadas" de vários computadores Esse protocolo possui uma combinação de endereços ou números para cada computador conectado na rede de internet, esse endereço é chamado IP serve para identificação do PC na rede. Com a evolução do IP foi criado as versão IPv4 que tem sua expansão de 32 bits aproximadamente 4 bilhões de endereços disponível, que já esgotou sua capacidade de expansão devido ao aumento de aparelhos móvel, moderno com acesso a internet, gerou bilhões de endereços de IP.
A sexta versão de protocolo IP o IPv6 que foi migrada para oferece ao usuário da rede sua expansão 128 bits para endereçamentos, isso resolver o problema por um bom tempo por ter quadrilhões de expansão disponível para o usuário de Internet.  
  



segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Certc.br

O certc.br ( Centro de Estudo e Tecnologia da informação e comunicação ), é ele quem produz a estatística do crescimento do uso de internet no Brasil apresenta as diretrizes em vários seguimentos a acessibilidades da rede, e apresenta indicadores do desenvolvimento da tecnologia e geográficos, população por domicílio etc. 
Alguns indicadores: o acesso em domicílios por hora entre 2000 á 2007: 

 Em setembro de 2013 á fevereiro de 2014, feito em mais de 16 mil domicílios, 49% dele possuem computador e tem acesso a internet. Como também a quantidade de usuários de internet por celular no Brasil duplicou em relação ao dois últimos anos, a media é de 31%, entre eles estão os equipamentos portátil que também são utilizados para o acesso a internet laptops, notebook e tablets. 

Cert.br


O cert.br é responsável pela segurança do usuários de internet, é o Grupo de Resposta de Incidente na rede, atua como um centro de notificações de ocorrência na rede de Internet no Brasil, promove estudo e análise de tendência de ataque, recomendações de procedimento, regras e padrões técnicos operacionais de segurança da rede no Brasil. Também é mantido pela NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br) do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).

http://slideplayer.com.br/


domingo, 7 de setembro de 2014

     Marco Civil da Internet

Imagem:http://www.brasil247.com
Entrou em vigor em maio de 2014 na conferência NETmundial a lei de projeto que institui o Marco Civil da Internet no Brasil pela presidenta da república Dilma Rousseff, em Abril quando foi sancionada em meio á uma sessão tumultuada na Câmara dos Deputados sem alteração após dois anos desde que foi tramitado para ser aprovado, houve tentativas de alteração de texto mas foi interceptada pelo governo para agilidade do processo. 
Entendesse que o Marco Civil da Internet, é uma constituição da rede de internet, proporcionando garantia, princípios,  direitos e deveres ao usuário, regras e penalidades no abusos da rede, também a igualdade a legalidade e principalmente a neutralidade da rede, um dos principais pilares do Marco Civil, que faz com que os provedores fiquem proibidos de oferecerem conexão diferenciadas ao usuário e tirando a sua responsabilidade sobre o conteúdos que acessão feitos por terceiros.
Foi uma grande conquista para Democracia brasileira, teve apoio constante da sociedade civil, do CGI ( Comitê Gestor de Internet ) e do deputado Alessandro Mollon, e de atores, meio a muitas críticas e contradições acredito que sera um ícone para a luta conta a desigualdade social, liberdade de expressão e direitos humanos.    

sábado, 6 de setembro de 2014

Comutação por Circuito e por Pacote

Comutação recurso automatizado que reserva e libera uma rede para ser utilizada, são diversos dispositivos de transmissão, uma de forma física (tráfego de voz) , e a outra por volume de tráfego dados sendo (conectado a Internet) o chamado IP ( Protocolo de Internet). Suas finalidades são iguais haver comunicação por telefones e outros equipamentos de transmissão com intuito que o receptor receba e responda a mensagem do emissor. 
Para que haja comutação de circuito, que é a base do sistema telefônico tradicional, por estabelecimento de circuito e terminais de uma forma física, procura a troca de informação entre origem e destino, ocorrendo transferência de voz, o caminho dessa comutação é pode haver trechos de fibra óptica e micro-ondas, mas o procedimento é otimizado quando a chamada telefônica é estabelecida, quando á um caminho dedicado entre as extremidades até que a ligação termine. 
Imagem: http://www.teleco.com.br/
 A comutação de pacote ela é um sistema de dados de mensagem enviados separadamente por pequenas unidades, que são chamadas de pacote, o envio dessas mensagens são feitos por diversos caminhos distintos, o que faz com que a mensagem chegue ao destino fora de ordem de transmissão, a comutação de pacote é mais tolerante a falhas por ter percurso alternativo para chegar ao seu destino final desviando dos equipamentos de comutação inativos.



Decálogo CGI.br 
Imagem :www.dignited.com/wp-content/uploads

Universalidade 

O uso da rede de Internet no mundo, por mais que custe acreditar, existem países que não usufrui desse recurso, o que nos faz avaliar o conceito de desenvolvimento e igualdade social.


www.africa-do-business.com/ict.html

Inimputabilidade da rede

O uso ilícito da rede, achar culpado pela violação, um controle de segurança sobre a conduta desses usuários, imposição de pena para os infratores na rede, preservando assim a privacidade e direito de expressão do usuários.

Diversidade 

Repeitar a liberdade e o diretos de expressão, sem discriminação sócio-econômica ou cultural, acepções de pessoas, valorizando e respeitando religião e costume de tradição na rede de Internet. 

Governança democrática e colaborativa

Criar uma nova estrutura, medidas e princípios para administração dos recursos da rede de internet de forma neutra, para que haja ampliação de idéias com  a sociedade civil, entidades de vários setores para que seja realizado um novo mecanismo na rede de Internet.






Tendências da Tecnologia  

http://br.wikimedia.org/
É natural que o mundo esteja em transformação com a tecnologia, o surpreendente é a rapidez que as coisas se transformam fazendo que algumas coisas vão desaparecendo, uma evolução e tendência da tecnologia, com por exemplo desmaterialização é o vale transporte em papel (passe) que deixou de existir, foi 
www.gp1.com.br/noticias/vale-transporte
substituído por cartões magnéticos e catracas eletrônicas, um novo avanço na tecnologia. Se hoje fizermos uma pesquisa com adolescente em média de 15 a 18 anos, com certeza eles irão confirmar, nunca terem visto vale transporte em formato de papel. Com esse avançou houve um uma quebra na comercialização de vale transporte em papel, as empresas tiveram que migrar seus colaboradores para a nova tecnologia eletrônica assim os chamados passe perderam seu valor uma tendências da tecnologia chamado desmonetização, esse tipo de comercialização era uma fonte de renda para diversas famílias, que foram afetadas com essa transformação tecnológica. 




Lei de Moore

Imagem: www.eletronicosonline.com
O projeto criado em 1965 pelo co-fundador da Intel Gordon Earl Moore, que em seus estudos viu que os  microprocessadores (PC) iriam se tornar obsoleto ao passar dos anos, uma média de 2 á 3 anos no máximo.Viu a necessidade de aumentar a capacidades dos PC, com seus estudos mostrou que quanto menor o transistor em circuito integrando maior seria sua capacidade. Em 10 anos após sua a sua previsão começaram a surgir as novas possibilidades com teste e pesquisas, hoje vemos que ele não estava errado os microprocessadores menores e mais potentes estão no mercado de tecnologia com evolução discrepante ao que diziam os críticos nos dias de hoje que Moore escreveu seu artigo já prevendo uma estratégia de negócio, não se sabe se a Lei de Moore pode se eternizar, mas até o momento ela tem sido válida mesmo como um "plano de negócio" ou não, o resultado foram positivos com o avanço dos processador, como mostra o gráfico:
Imagens: coerenciaimparcial.blogspot.com.br
Com o crescimento de microprocessadores com mais capacidade é natural que as vendas tendem a aumentar, como a Intel  na sua produção de chips para abastecer o ciclo de upgrade mantendo assim as vendas em alta, é uma das empresas mais conceituadas no ramo econômico para Internet e em vários seguimentos do mercado de tecnologia.